Dicas de Cursos Online para Concursos Públicos

CESPE: conheça tudo sobre Perfil da Banca

32

O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE) é uma das bancas mais famosas no Brasil, devido ao grande número de concursos organizados por sua equipe.

Aos que já estão mais acostumados a prestar provas de concurso, é comum ouvir a má fama da CESPE com relação ao grau de dificuldade de suas provas.

Mas independente de fama, é preciso conhecer o estilo da banca para conseguir prever quais temas serão cobrados na prova, e se preparar estrategicamente para acertar o máximo de questões e atingir a aprovação.

 

Histórico da CESPE

 

A instituição é responsável pela realização dos principais concursos públicos do país, entre eles: Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, Advocacia Geral da União, Caixa Econômica Federal, ABIN, Ministério Público da União, entre outros.

 

Como me preparar?

 

Essa é uma banca que gosta de eliminar candidatos desatentos com o uso de pegadinhas, normalmente as questões da banca são no estilo certo ou errado, e as questões com pegadinhas costumam ser inteiramente corretas, mas com uma palavra que altera o sentido completamente e torna a questão errada, justamente para testar a atenção do candidato.

Essa é uma banca que costuma cobrar sempre as mesmas temáticas, a não contempla todo o conteúdo previsto no edital. Portanto, além de estudar tudo que está previsto, é essencial responder provas anteriores.

Assim, você aprenderá o estilo de questões utilizadas por essa banca, e poderá perceber quais temáticas são recorrentes, porque certamente elas aparecerão na sua prova.

Outra vantagem de responder o máximo de questões possíveis, é que o candidato consegue verificar em quais temas está tendo dificuldades e revisar o conteúdo para não cometer os mesmos erros no dia do concurso.

É importante não só conhecer o conteúdo previsto no edital, como também estar física e mentalmente preparado para o dia do concurso, por isso a grande importância de simular esse momento enquanto ainda está se preparando.

Porque não é raro candidatos acabarem esquecendo conteúdos por nervosismo ou até mesmo inexperiência, e com isso perderem a oportunidade de aprovação mesmo estando bem preparados no que tange ao conteúdo estudado.

Portanto, enquanto se prepara, em casa ou com o apoio de um curso preparatório, procure tirar um dia para realizar um simulado, respondendo a prova anterior para o cargo pretendido, e sempre prefira fazer o simulado no mesmo horário em que ocorre a prova oficial.

 

Correção da prova e dicas

 

Na prova da CESPE cada questão respondida errada anula uma questão respondida corretamente, o que torna os chutes em questões bastante perigoso.

Ou seja, uma boa estratégia na hora da prova é pular questões que você não sabe, ou questões que têm dúvidas sobre a resposta, e caso ao reler a questão ainda não saiba o que responder, é melhor não arriscar o chute! Assim, evita-se perder ainda mais pontos.

As provas da CESPE são no modelo de resposta de certo ou errado, e normalmente as questões são 50% corretas e 50% erradas, ou seja, se você marcou todas as questões que tem certeza da resposta e deseja arriscar chutes, o ideal é verificar além dos seus conhecimentos teóricos, se as questões estão seguindo esse padrão de em média 50% corretas e 50% erradas.

Se muito mais de 50% das questões estão certas ou erradas, pode ser que você esteja cometendo algum erro, portanto, só marque as questões que você não tem certeza sobre a resposta após fazer essa análise do seu gabarito.

Lembre-se que isso não é uma regra, mas é baseado na análise dos últimos gabaritos de provas realizadas pela CESPE e que, portanto, é arriscado fazê-lo. O ideal é que você tenha se preparado de modo a não precisar chutar questões.

E isso é possível se seus estudos forem direcionados corretamente desde o dia em que você decidir prestar o concurso.

 

Qual o melhor curso preparatório?

 

A melhor forma de escolher um curso preparatório é analisando se o curso possui uma equipe de profissionais qualificada para prestar suporte na área do concurso que você deseja prestar, conferir o número de estudantes que se prepararam com esse curso e foram aprovados em concursos, e escolher um preparatório de acordo com o concurso que você deseja prestar.

Por todos esses fatores, nós indicamos dois preparatórios que se destacam pela qualidade da equipe, qualidade de material e número de aprovados em concursos públicos, são eles: Estratégia Concursos e Gran Cursos.

O que faz diferença entre os que são aprovados e os que não conseguem atingir a aprovação em um concurso público é o empenho nos estudos! Nenhum método ou dica de prova é capaz de garantir a aprovação se você não se dedicar ao máximo!

Sabendo disso, dedique-se diariamente a estudar o conteúdo programático, mesmo que você só tenha uma hora por dia. Quanto mais você se dedicar aos estudos e tornar esse momento uma prioridade em sua vida, maiores serão suas chances de ser aprovado.

Perceba que gabaritar uma prova de concurso é algo muito difícil de acontecer, e que os aprovados nas últimas provas da CESPE costumam ter acertado cerca de 80% das questões da prova.

Durante seus estudos e simulados, procure acertar em torno dessa quantidade de questões, e caso não consiga, faça revisões sobre as temáticas que apresentam dificuldades. Não estude preocupado com a concorrência! Perceba que não são todos os candidatos que realmente se preparam de maneira eficiente.

Pensar na concorrência durante os estudos ou a prova do concurso pode te deixar ansioso e aumentar a dificuldade para alcançar seus objetivos. Prepare-se continuamente e vá para o dia da prova com a cabeça tranquila de que você deu o seu melhor, e que por isso atingirá o melhor resultado possível!

 

Nós te desejamos toda a sorte e esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas a respeito do perfil da banca CESPE, de modo que você possa traçar sua estratégia de estudos e consiga atingir a aprovação, mas caso tenha restado ainda alguma dúvida, deixe seu comentário, nós esperamos ajudar e desejamos te responder!

Mas iae, você pretende fazer um curso preparatório?

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.