Dicas de Cursos Online para Concursos Públicos

Dicas Valiosas de Como Estudar para Concursos Públicos

Conheça os melhores métodos para Estudar para Concursos Públicos

820

Uma das grandes dúvidas que a maioria das pessoas, que possuem o desejo de ingressar na difícil caminhada a fim de conquistar a tão sonhada vaga em cargos públicos é: como estudar para concursos?

Realmente não existe nenhuma formula milagrosa ou uma regra exata de como você deve mesmo estudar para concursos, até porque, cada pessoa possui necessidades diferentes no momento de estudo. Mas nada que boas dicas não possam te auxiliar e fazer com que seu momento de estudo seja mais proveitoso.

Acompanhe agora nossas dicas e torne o momento de estudos para concursos em algo muito mais prazeroso e satisfatório. Confira!

Estudar em casa ou locais que ofereçam cursos?

Não existe melhor maneira se você não partir do princípio em como você prefere estudar. Seja sozinho ou em grupo. Mas a maioria das pessoas que iniciaram preparações para concursos e optaram por cursos presenciais, acham que essa é a melhor maneira de conseguir entrar a fundo no mundo dos concursos. Conhecendo pessoas que buscam a mesma coisa que você e assim tornando a busca um pouco mais fácil. Mas depois de um certo tempo, muitas pessoas optam por continuar os estudos diretamente de seus lares, através de materiais em PDF, pois você pode preparar seu próprio ciclo de estudos, através do seu próprio ritmo e ganha com o tempo que não vai utilizar em deslocamentos.

É necessário estudar o dia todo?

Uma das grandes dúvidas de quem não sabe como é a melhor maneira de se preparar para concursos, é a relação de tempo que você deverá se dedicar aos estudos. Não existe uma regra básica, que seja válida para toda e qualquer pessoa. Diversas pessoas precisam dividir o tempo com o trabalho, filhos e etc., e o tempo diário que irá disponibilizar para o estudo deve estar de acordo com sua disponibilidade e também de acordo com o nível de conhecimento que você possua. E principalmente na dificuldade que você possa ter para absorver alguns conteúdos.

Existem pessoas que afirmam que apenas duas horas diárias já seria o suficiente, mas outras também afirmam que é necessário ao menos dez horas por dia. vai depender completamente do seu nível de preparo e para absorção do conteúdo exigido. Mas seja como for a disponibilidade de seu tempo, não se esqueça de reservar ao menos oito horas diárias para o seu descanso, que é tão importante quanto sua preparação.

Qual tipo de material devo utilizar?

Uma boa tática para utilizar os melhores materiais para seu estudo, é através de troca de informações com outros concurseiros, que sejam mais experientes. Faça parte de grupos e fóruns de pessoas que estejam na mesma jornada que você. Através da troca de informações e experiências, você irá descobrir e decidir qual o melhor material que você poderá utilizar. Se você prefere dar destaque a partes mais importantes, a melhor escolha são os livros e PDF´s impressos, e se você prefere estudar pelo computador, as melhores opções são as vídeo-aulas e os PDF´s que são disponibilizados em diversos sites.

Como montar o plano de estudos?

O mais comum é observar que existem dois planos de estudos: o primeiro quando não há a existência de um edital especifico e ir estudando as matérias que normalmente caem em concursos e a outra com um plano que esteja totalmente associado ao edital do concurso que você deseja participar.

No primeiro caso, é comum que a maioria das pessoas dedique tempos determinados em até três tipos de matérias, não devendo ultrapassar esse limite, e ir efetuando com exercícios para ajudar na fixação do conteúdo que está estudando.

Quando se há o edital, pessoas preferem dar foco somente nos exercícios e colocar em pratica todo o conteúdo. Mas você deve efetuar uma boa preparação sobre o edital para partir diretamente para os exercícios.

Mão na massa e boa sorte!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.