Dicas de Cursos Online para Concursos Públicos

Como ser mais produtivo no trabalho

Produtividade: um tema que faz toda a diferença para o crescimento profissional

143

A produtividade é extremamente importante para a empresa. Por isso, é importante que você avaliaria a sua própria produtividade no trabalho. Essa auto-avaliação ajudará a perceber o seu grau de produção atual e, medir o quanto é preciso avançar. Pois sempre haverá oportunidades para melhorar e aumentar o seu nível de produção.

Não apenas ser uma uma pessoa orientada para os resultados, é preciso desenvolver pensamentos, atitudes e estratégias que o ajudarão a manter o foco e alcançar resultados mais elevados.

Então, se você deseja aumentar a produtividade. Existem diferentes métodos e sistemas que podem ser seguidos. Confira 6 deles:

 

1. Planeje o seu dia na noite anterior

“O planejamento é a alma do negócio”, talvez você já tenha ouvido essa frase, não é mesmo? E ela é muito aplicável, pois planejar o seu dia é o primeiro passo para torná-lo mais produtivo. Gaste apenas cinco minutos para planejar o dia seguinte, pode ser até mesmo antes de dormir.

Para isso, liste todas as coisas que deseja e o que precisará fazer, colocando as tarefas em ordem de prioridade. Com isso além de dormir tranquilo, você não irá mais acordar desperdiçando o seu tempo.

 

2. Identifique seus períodos de produtividade

Além de listar as tarefas mais importantes para realizá-las primeiro, é importante identificar o seu período mais produtivo. Todos nós temos um período do dia em que somos mais produtivos.

Algumas pessoas produzem mais pela manhã, outros à tarde e outros ainda durante a noite e madrugada. Por isso, é importante que você identifique estes períodos e programe as tarefas mais difíceis para serem realizadas neles, tornando o seu dia mais produtivo.

 

3. Faça uma coisa de cada vez

O grande problema da falta de produtividade é a busca pela realização de tarefas múltiplas. Não estabelecer prioridade acaba fazendo com que tudo seja urgente. Assim, você acaba perdendo o foco de uma atividade, deixando-a de lado para resolver outros problemas, com isso, é comum ter um acúmulo de atividades não finalizadas.

Por isso, é importante não ser multitarefas, pois o trabalho pode até ser rapidamente concluído, mas poderá perder a qualidade e ter ocorrências de falhas no processo.

O recomendado é fazer uma coisa de cada vez, com foco em cada tarefa. Com isso, você aumentará a qualidade dos resultados e reduzirá o tempo necessário para realizá-las.

 

4. Priorize o que deve ser feito

A lista de tarefas o ajudará a identificar aquelas atividades que não possuem urgência em serem realizadas e estão na lista somente por serem agradáveis ou por desejo de fazer. Com isso, você poderá removê-las por completo.

Para não perder tempo é necessário avaliar constantemente as coisas que você faz refletindo sobre a sua real importância naquele momento. Caso descubra atividades que, além de tomar o seu tempo, não estão levando a lugar algum, corte ou adie essas tarefas.

 

5. Não adie as suas tarefas

Deixar para depois o que precisa ou pode ser feito agora representa acaba gastando um tempo preciosos, o que leva a grandes acúmulos de tarefas. Por isso, sempre que pensar em adiar uma tarefa por indisposição, preguiça ou dificuldade, lembre-se de quantas coisas podem ser realizadas se não deixar nada para depois.

Uma excelente forma de aumentar a produtividade é com a automatização dos processos. Existem diversos Software de Recrutamento e Seleção com Inteligência Artificial para Gestão de processos seletivos automatizados com testes e vídeo entrevistas.

6. Seja organizado

A organização é necessária em todas as áreas. Manter tudo de forma organizada faz com que as tarefas sejam mais fáceis de serem identificadas e realizadas. Para isso, você deve analisar o nível de organização física e digital que possui e tentar melhorá-lo da forma como puder.

Uma dica é desenvolver um bom sistema de arquivamento para os seus documentos, de forma que você possa acessar o que quiser com facilidade e rapidez.

 

Aumentar a produtividade no trabalho e ter sucesso na carreira depende de sua própria vontade e dedicação.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.