Dicas de Cursos Online para Concursos Públicos

Concurso AFA – 2019 – Academia da Força Aérea

Esse artigo é para você que vai prestar o concurso AFA 2019

389

A Academia da Força Aérea, realizará Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica 2019.

As inscrições para o concurso foram realizadas no período de 20/03/2018 a 09/04/2018. E a matrícula no curso de formação deverá ser feita no dia 10 de janeiro de 2019, para os candidatos aprovados ao longo das etapas.

As Vagas

·         Aviação – 20 vagas (ambos os sexos)

·         Infantaria – 21 vagas (somente para candidatos do sexo masculino)

·         Intendência – 43 vagas (ambos os sexos)

Condições Para Inscrição

Para o candidato se inscrever nesse concurso é preciso que:

  1. Seja um ato voluntário;
  2.  Para ser habilitado à matrícula é preciso que o candidato não tenha menos de 17 anos e não complete 23 anos até 31 de dezembro do ano que vem;
  3. O candidato precisa comprovar a conclusão do ensino médio no dia 10/01/2019;

Provas Escritas

As provas escritas são compostas pelas seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Física;
  •  Matemática;
  • Língua Inglesa;
  • Redação;

Demais Etapas do Concurso

Além das provas escritas, o candidato deverá passar pelas seguintes etapas para ser aprovado:

  • Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  • Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  • Teste de Aptidão à Pilotagem Militar (TAPMIL) – somente para os candidatos que optaram pelo CFOAV e obtiveram a menção APTO na INSPSAU e no EAP;
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
  • Validação Documental

Como me Preparar?

A AFA abre concurso para a admissão de candidatos anualmente! Por isso, entre os 17 e 23 anos você poderá tentar conquistar a sua vaga anualmente.

Para garantir sua aprovação é preciso se dedicar com afinco aos estudos das matérias que são cobradas nas provas.

Uma das técnicas de estudo que poderá te ajudar a conquistar a sua vaga, é dedicar-se a resolver as provas anteriores!

Para isso, você deve estudar o conteúdo programático disponível no edital e resolver as questões da última prova feita pela AFA, assim, você estará não só revisando o conteúdo aprendido, como também garantindo que não cometerá erros na prova oficial.

O treino com a prova anterior te faz perceber quais conteúdos precisam ser estudados novamente e como é o estilo de questão utilizado na prova, para que você saiba que tipo de conteúdo deverá dar prioridade na hora de estudar, e quais você já assimilou.

Outra questão muito importante para ser aprovado é cuidar da sua saúde! Se você quer entrar em qualquer instituição militar deverá ter esse tipo de cuidado.

Faça um check-up médico com antecedência, para evitar o risco de ser reprovado por questões de saúde! Caso seu exame mostre alguma alteração você terá tempo de fazer alguns ajustes antes da prova de inspeção de saúde.

E não deixe de fazer exercícios físicos durante sua preparação! Eles são de extrema importância para te garantir melhor resistência física e muito mais saúde, ajudando na aprovação.

O processo para conquista de uma das vagas da AFA é bastante longo, e é preciso estar corretamente preparado para todas as etapas, não só com relação aos estudos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.