Dicas de Cursos Online para Concursos Públicos

Concurso da Polícia Federal 2018

Visão Geral do Concurso da Polícia Federal em 2018

398

A instituição cotada como responsável pelo certame é o Cespe/Cebraspe, antiga Cespe/Unb.

 Quais são as Expectativas para 2018?

 

O concurso da polícia federal tem sido muito esperado para o ano de 2018. E todos nós sabemos que no cenário dos concursos públicos, é importante estar sempre um passo a frente, pois quanto mais tempo você passa se preparando maior será a chance de conseguir a aprovação.

Se você também está esperando o concurso da polícia federal, preparamos um dossiê para te ajudar a começar a se preparar para o concurso da polícia federal mesmo sem que o edital já tenha sido lançado.

O concurso polícia federal 2018 já dispõe da autorização verbal de 600 vagas, que serão divididas em 4 cargos.

  • 50 vagas para delegado
  • 100 vagas para perito
  • 150 vagas para agente da polícia federal
  • 300 para escrivão

A instituição responsável pelo certame sera o Cespe/Cebraspe, antiga Cespe/Unb. Essa informação foi confirmada diretamente ao Estratégia Concursos pela assessoria de comunicação da Federação Nacional dos Policiais Federais.

 

Quais serão as exigências para assumir essas vagas?

  • Delegado: é necessário ser bacharel em direito e ter no mínimo 3 anos de experiência em atividades jurídicas.
  • Perito: as vagas serão distribuídas entre formações convenientes de acordo com a necessidade da polícia federal.
  • Agente e escrivão: poderão assumir esses cargos as pessoas que possuam nível superior em qualquer área de formação, incluindo quem se formou em cursos tecnólogos.

 

Concurso Polícia Federal: quando saí? Qual será a banca?

 

Por enquanto, o que se sabe é que o orçamento já foi divulgado incluindo uma previsão de recebimento das taxas de inscrição para o concurso da polícia federal 2018.

Mas ainda não se tem a previsão da data em que o edital será lançado. O que ocorre é que quando sair a autorização para realização do concurso, ou seja, quando essa autorização for publicada no diário oficial, a polícia federal terá o prazo de até 6 meses para liberar o edital.

Esse período é dado para que o órgão possa averiguar qual será a banca, e organizar os detalhes referentes ao concurso público para provimento das vagas.

A última vez que houve concurso para a polícia federal foi no ano de 2014 com a CESP como banca, portanto, acredita-se que o próximo concurso será realizado com a mesma banca examinadora.

Até mesmo porque as provas que não foram realizadas com esta banca apresentaram alguns problemas, mas isso ainda é apenas uma previsão que só poderá ser confirmada após o lançamento do edital.

 

Devo começar a me preparar para o concurso da polícia federal?

 

É fato que algumas pessoas que sonham com a vaga já começam a se preparar para este concurso assim que o burburinho sobre o edital começa a ser feito.

Quando a autorização para realização do concurso for publicada, é que a maioria dos concurseiros irão iniciar a se preparar para as vagas.

Se você também está aguardando a publicação, você terá cerca de 8 meses para se preparar, pois como dito anteriormente, o órgão tem até 6 meses para lançar o edital, e normalmente após o lançamento do edital o prazo para realização da prova gira em torno de 2 ou 3 meses.

Ou seja, a prova seria realizada no segundo semestre de 2018.

 

As eleições podem atrapalhar esse concurso?

 

Na verdade, as eleições não têm influência nesse sentido. O que acontece é que se o concurso não tiver sido homologado no primeiro semestre de 2018, os candidatos aprovados não podem ser nomeados no segundo semestre.

Mas é preciso observar que o concurso da polícia federal não tem uma só fase, além das provas escritas o candidato passará por testes físicos, e testes psicológicos, o que faz com que o processo até a nomeação seja um pouco mais lento.

Portanto, mesmo o candidato aprovado em 2018 a tendência é que só assuma de fato o cargo em 2019, nesse sentido, as eleições deixam de ser preocupação no quesito nomeação do
candidato aprovado.

 

Quero iniciar a estudar agora, como começo?

 

Uma vez que o edital não tenha sido publicado, o melhor material para estudos é o edital anterior para a mesma vaga que você deseja concorrer.

As vagas de agente e escrivão costumam ser as mais concorridas, e se você está almejando uma dessas vagas quanto antes iniciar seu planejamento de estudos maiores serão suas chances de aprovação.

 

Polícia de fronteira, vai ser um cargo novo?

 

Ainda não se sabe ao certo, mas deveria ser! O presidente Michel Temer já se posicionou a favor da existência de policiais nas fronteiras.

O que não se sabe é se esse será um cargo novo, ou uma função adicionada a cargos já existentes, tudo irá depender da negociação que será feita em relação a este tema.

Os especialistas apontam que provavelmente serão 6 mil novas vagas, para montar a equipe de policiais das fronteiras brasileiras. Provavelmente esses profissionais serão pessoas com formação superior tal qual os requisitos para concursos de agentes e escrivães.

A remuneração deve ser inclusive no mesmo valor dos cargos de agente, com o adicional por ser um trabalho realizado na fronteira.

Independente de qual seja a vaga que você queira disputar na polícia federal em 2018, vale lembrar que quanto antes você começar a se preparar, organizando seus horários, deixando um tempo do seu dia dedicado aos estudos, mesmo que inicie com apenas uma hora poderá fazer toda diferença na hora da prova.

Agora você já sabe que o concurso público da polícia federal não é um boato, e que ele de fato será realizado em 2018! Então não tem mais o que esperar, comece o seu preparo, e lembre-se que para alguns cargos também é preciso ser aprovado no teste físico.

Se esse for um ponto fraco, o ideal é que você comece seu treinamento já! Quanto melhor preparado maiores serão suas chances de conseguir a aprovação e uma carreira estável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.