Dicas de Cursos Online para Concursos Públicos

Concurso IBGE 2019: Previsões para mais de 300 mil Vagas!

O IBGE já está trabalhando para viabilizar o Censo Demográfico de 2020, e para que o projeto funcione a previsão é de contratação de 300 mil cargos temporários.

129

O Censo Demográfico é realizado a cada 10 anos e é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas, pois a partir dos resultados obtidos se conhece as reais necessidades da população as quais o governo deve estar atento para solucionar.

Roberto Olinto que é presidente do IBGE informou que o projeto pode custar no valor total entre R$ 2,5 bilhões e R$ 3 bilhões, dependendo do que for possível economizar com tecnologia e com o aproveitamento da infraestrutura montada para o censo agropecuário.

A maior parte da verba é destinada a contratação dos temporários para que possam coletar os dados da população, realizando o já conhecido trabalho de visitação as casas e aplicação do questionário.

No Censo 2010, por exemplo, 67,6 milhões domicílios localizados em 5.565 municípios brasileiros foram visitados por mais de 190 mil recenseadores.

Os dados coletados são de extrema importância para o desenvolvimento do país, porque questões como quanto cada cidade irá receber de verba federal para investimentos são decididas a partir das informações obtidas no censo.

E por isso, o objetivo do órgão é que as informações obtidas em 2020 sejam analisadas no mesmo ano, o que também demanda mão de obra extra para o IBGE.

Detalhes do Concurso IBGE 2019

  • Concurso: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Concurso IBGE 2019)
  • Banca organizadora: A definir;
  • Cargos: Técnico e Analista;
  • Escolaridade: Nível médio e superior;
  • Estados: Nacional;
  • Número de vagas:000;
  • Remuneração: A definir;
  • Situação: Previsto
  • Previsão para publicação do edital: 2019

Sobre o último edital

No ano de 2017 ocorreu um concurso para o IBGE onde o caco de recenseador era o que possuía maior quantidade de vagas disponíveis.

Para concorrer ao cargo de recenseador era preciso ter pelo menos o nível fundamental concluído e os contratos com os aprovados foram assinados pelo período de até 7 meses, com pagamento de férias e 13° salário proporcional, auxílio alimentação e auxílio transporte além do valor do salário.

A remuneração de Recenseador prevista no edital de 2017 foi paga por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo cargo, com base nas quantidades de unidades de estabelecimentos agropecuários recenseados, uma vez que o edital previa vagas para o Censo Agropecuário.

Como me Preparar?

Se você deseja conquistar uma vaga para o Censo 2019, vale a pena utilizar o edital de 2017 como base para seus estudos!

Apesar da banca organizador do concurso previsto para 2019 ainda não ter sido definida, você pode começar a estudar pelos assuntos previstos no último edital, confiante que as matérias cobradas nas provas costumam ser semelhantes.

Mesmo sendo um concurso para provimento de cargos temporários, a concorrência costuma ser alta, e por isso, quanto antes você começar a se dedicar aos estudos maiores serão suas chances de aprovação.

 

Esperamos que as dicas te auxiliem a conquistar sua vaga no IBGE 2019, caso tenha ficado alguma dúvida, deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.