Dicas de Cursos Online para Concursos Públicos

Consulplan Concursos: Tudo sobre o Perfil da Banca Organizadora

Informações importantes sobre o Perfil da Consulplan

39

A banca organizadora é a responsável por todas as etapas de um concurso público: desde a contratação de profissionais para a elaboração das questões, até a divulgação e contratação de aplicadores para fiscalizar e organizar o dia de prova.

Todas as bancas possuem um estilo próprio de organizar as provas, escolher os temas que serão abordados e conhecer esses aspectos ajuda o candidato a direcionar seus estudos de maneira a contemplar todos os temas que podem ser abordados na prova.

Conhecer o estilo da banca também lhe garante a vantagem de poder iniciar seus estudos antes mesmo que o edital de um concurso seja lançado, assim, você ganha tempo para se preparar para a vaga que deseja preencher.

Conheça mais detalhes sobre o perfil da Consulplan, que vêm atuando a mais de 20 anos no segmento de concursos!

Histórico da Consulplan

 

Fundada em Muriaé (MG), a Consulplan já testou os conhecimentos de mais de 15 milhões de pessoas em quase 20 anos de atuação.

A Consulplan costuma atender um grande número de concursos públicos, entre eles: TRF (Tribunal Regional Federal) e TJ (Tribunal de Justiça) do Rio de Janeiro e Minas Gerais (onde está localizada sua sede), IBGE, Chesf, Embrapa, entre outros órgãos.

 

Como me preparar?

 

Conhecida por trazer textos curtos e questões de múltipla escolha com 5 alternativas, as provas aplicadas pela Consulplan possuem fama de serem “relativamente fáceis”.

Isso porque a banca costuma apresentar questões objetivas e de fácil entendimento, que favorecem os candidatos que têm facilidade para memorizar os conteúdos. Conhecer o estilo da banca é essencial para que o candidato pense como a banca, de modo que consiga responder de forma correta.

E o que mais dificulta a vida dos candidatos nas provas aplicadas pela Consulplan, é que a banca sempre tenta abordar todos os conteúdos programáticos, tornando a prova extensa. Apesar da banca formular questões bastante objetivas.

Por isso, é essencial que o candidato esteja preparado fisicamente para o dia da prova, evitando que o cansaço tome conta e dificulte a realização das questões. Para se preparar o ideal é que seja realizado alguns simulados durante o período de estudos.

Assim, o candidato se acostumará com o número de questões, estilo da banca e com o desgaste físico proporcionado pelo tempo de prova.

 

Exigências por matéria

 

Uma das informações mais importantes é quais tópicos costumam ser mais recorrentes nas provas, assim, você poderá se programar para estudar esses tópicos com mais profundidade, garantindo que acertará a maioria das questões que aparecerem na prova sobre essas temáticas.

  • Língua Portuguesa

Essa banca costuma ter uma abordagem bastante didática no que tange ao português, focando na gramática normativa e não exigindo muito sobre atualidades. Os textos trazidos na prova costumam ser curtos e diretos, relacionados com temas sociais, retirando os textos base de jornais e poemas. Foque na interpretação textual.

Os tópicos mais recorrentes são: colocação pronominal, pontuação, concordância verbal, período simples e composto, acentuação, crase, vocábulos e ortografia.

  • Informática

Com foco em temas do dia a dia do usuário, como hardware básico, e-mail e ferramentas Office. A prova de informática é bem elaborada, mas não deixa de ser simples de resolver.

  • Direito

A prova de direito da Consulplan não exige conhecimento de jurisprudência e doutrina, é preciso compreender a literalidade da lei.

Três autores são recorrentes nas provas de direito, por isso é importante conhecer suas obras: Hely Lopes e Maria Sylvia Zanella Di Pietro (Direito Administrativo) e Alexandre de Moraes (Direito Constitucional).

De modo geral a Consulplan costuma respeitar todo o conteúdo previsto no conteúdo programático, não deixando nenhum tema de fora. Mas esses tópicos que foram elencados em cada matéria costumam aparecer com mais frequência.

Por isso, procure dar uma olhada mais cuidadosa para esses tópicos durante sua preparação, aumentando suas chances de acertar as questões que contemplem essas temáticas.

 

Dicas Gerais para o Sucesso na Prova

 

  • Resolva questões de provas anteriores elaboradas pela banca;
  • Fique atento às pegadinhas;
  • Memorize conceitos e fórmulas, a Consulplan exige bastante da capacidade de memorização do candidato;
  • Não espere o edital ser lançado para começar a estudar;

 

 Qual o melhor curso preparatório?

 

Ser aprovado estudando em casa com materiais gratuitos é perfeitamente possível! Mas alguns candidatos precisam de um pouco mais de suporte para atingirem o resultado esperado.

Se você quer passar em um concurso que será organizado pela Consulplan, aproveite todas as dicas e comece a se preparar antes mesmo que o edital seja lançado!

Procure um curso preparatório que tenha qualidade e caiba em seu bolso, além de ser fácil de se manter fiel aos estudos. Porque quando estudamos em um local distante e de difícil acesso, o processo de aprendizagem se complica.

O Estratégia Concursos e o Gran Concursos são dois dos melhores cursos preparatórios com mais de 10 anos de mercado cada, e extensa lista de aprovados em concursos nacionais. Ambos oferecem aos seus alunos materiais de excelente qualidade e professores qualificados.

De forma geral, conhecer as características da banca é essencial para otimizar os estudos, independente de ter ou não o apoio de um curso preparatório. Afinal, mesmo com as aulas é preciso escolher quais conteúdos priorizar e qual a melhor forma de estudar em casa.

Dê sempre prioridade a responder questões formuladas pela banca do concurso que irá prestar! Assim, adquirisse intimidade com o pensamento da banca a respeito das temáticas abordadas.

Além disso, as respostas erradas servem como um diagnóstico de quais conteúdos precisam ser revistos, e mesmo que a quantidade de erros tenha sido alta, não desanime! Errar enquanto estuda é normal, e evita que você cometa os mesmos erros no dia da prova, porque será uma chance de corrigir falhas no seu preparo.

Desejamos que essas informações passadas sobre a banca Consulplan te auxilie no seu processo de preparo para a disputa da vaga de seus sonhos, e que você consiga otimizar seus estudos de modo que atinja a pontuação necessária para garantir a sua vaga!

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre as características da Consulplan, deixe seu comentário! Teremos prazer em te auxiliar.

Ref: https://www.proximosconcursos.com/banca-consulplan-perfil/

100%
Muito Bom!
  • Produtividade

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.