Dicas de Cursos Online para Concursos Públicos

Como ingressar na EPCAR 2019

Como ingressar na EPCAR - Concurso, Edital e Provas

3.781

Como ingressar na EPCAR 2019 – Tudo sobre o Edital, Inscrições e Provas.

 

Se o seu sonho é seguir carreira na aeronáutica, é preciso se preparar para o concurso da EPCAR que abre vagas anualmente. E por isso, preparamos um material com tudo que você precisa saber sobre a Escola Preparatória de Cadetes do Ar.

E é claro que iremos te dar a previsão de quando será o próximo concurso, afinal, quanto antes começar a preparação para a prova maiores serão suas chances! Está interessado? Então confira:

 

Escola Preparatória de Cadetes do Ar

 

Para ser um aluno EPCAR, é preciso ser brasileiro, ter entre 14 anos completos e 19 anos até o dia 31 de dezembro do ano em que você deseja realizar a matrícula, ter concluído o ensino fundamental, não estar submetido a medidas de segurança e ser aprovado em todas as etapas do concurso.

 

O Concurso

 

O concurso da EPCAR acontece todos os anos. Os aprovados são lotados na cidade de Barbacena em Minas Gerais, para o curso de formação.

Anualmente são disponibilizadas 180 vagas, sendo 160 reservadas para candidatos do sexo masculino e 20 reservadas para mulheres.

Caso não sejam aprovadas 20 candidatas, as vagas remanescentes são preenchidas por candidatos homens.

 

EPCAR como funciona?

 

A primeira fase do concurso é dividida em prova escrita das seguintes matérias:

  • Língua Inglesa
  • Matemática
  • Língua Portuguesa

Cada matéria conta com 16 questões, totalizando 48 questões. E prova de redação relacionada a algum tema atual.

Após aprovação na primeira etapa os candidatos são convocados para o exame de aptidão psicológica e teste de avaliação do condicionamento físico.

Após a aprovação na etapa de avaliação de saúde, os candidatos são convocados para validação documental, se aprovados nesta fase poderão realizar a matrícula.

 

Inscrições para o EPCAR 2019

 

Se você está pensando em se preparar para o próximo ano, o ideal é começar a estudar por agora!

As inscrições para o concurso costumam começar no ano anterior, ou seja, para se inscrever para a EPCAR 2019 você deve ficar atento no mês de março de 2018, que é quando o edital deverá ser lançado.

 

Edital do EPCAR 2019

 

Para quem quer ingressar na EPCAR 2019, as expectativas salariais são excelentes, nos dois primeiros anos os alunos receberão R$1044,00 e para os alunos do último ano o valor sobe para R$1066,00.

Além da remuneração os alunos contam com outros benefícios como: alojamento, refeição, fardamento, assistência médica e odontológica.

A banca organizadora é Escola Preparatória de Cadetes do Ar – Divisão de Admissão e Seleção.

Portanto, aproveite para iniciar sua preparação de acordo com o estilo da banca, para que seu tempo de estudo seja otimizado.

É mais fácil entender o estilo da banca observando as provas anteriores, para conhecer até mesmo possíveis pegadinhas que se mostram recorrentes.

 

Como se preparar para as Provas do EPCAR 2019

 

Passar em um concurso público exige técnica e disciplina, saber como e o que estudar se torna essencial para atingir a aprovação.

Além disso é essencial contar com o suporte de uma boa equipe de curso preparatório, de modo que você tenha acesso a bons materiais, aulas completas e possa tirar suas dúvidas sobre os assuntos que irão cair na prova.

Por ser um concurso tradicional, existem bons cursos preparatórios para os concursos da EPCAR, portanto, procure um que se encaixe nas suas necessidades e lhe dê o suporte necessário.

Também é importante conhecer alguns passos que podem te auxiliar a atingir a aprovação, confira as dicas:

 

1. Conhecimento sobre a prova

 

O primeiro passo para garantir que sua preparação será completa é lendo o edital e compreendendo todas as informações disponíveis como: quantidade de questões, matérias, prazos e modo de correção da prova.

Com essas informações em mãos, será possível organizar um cronograma de estudos que contemple todo o material que será cobrado em prova.

 

2. Material

 

O segundo passo é estudar de acordo com o que é cobrado no edital, ou seja, quanto mais completo for o material que você adquirir para se preparar mais chances você terá de ser aprovado.

 

3. Treinamento

 

Para acertar questões é preciso ter costume de respondê-las, e isso só se alcança se durante a fase de estudos você treinou a resolução de questões. Então, não se esqueça de encaixar no seu cronograma de estudos um tempo para resolução de questões sobre o assunto estudado.

 

4. Simule

 

Como estar preparado para algo que você nunca fez? Parece difícil, não é? Então o ideal para que você esteja realmente preparado é simular o momento da prova.

Você pode simular a EPCAR 2019 com a prova da EPCAR 2018. Organize-se para ter o mesmo tempo de prova, e resolver todas as questões com o máximo empenho, para verificar possíveis erros que você cometeria no dia do concurso e ter tempo de corrigir tudo que for preciso.

 

5. Revise

 

Procure fazer fichamentos, mapas mentais ou resumos de tudo que você estudou, de modo que possa revisar com regularidade e sem perder muito tempo.

A aprendizagem necessita de repetição, quanto mais você revisar um conteúdo mais dificilmente terá problemas para lembrar na hora da prova.

 

Como ser aprovado na EPCAR

 

Você já deve ter percebido que o processo de aprovação na EPCAR é complexo, afinal são diversas etapas e isso inclui estar preparado fisicamente também.

Portanto, sempre que possível procure se exercitar e ter uma rotina saudável, que é essencial para que você consiga ter melhor rendimento nos estudos e também para que se saia bem na prova física após ser aprovado nas questões escritas.

Muitos candidatos tendem a se desanimar devido ao número de etapas a serem vencidas para conquistar a vaga, portanto, planeje-se de modo a não ficar sobrecarregado com os estudos, deixando sempre um tempo livre para que você consiga se preparar em todos os aspectos.

Porque é preciso entender que o emocional também conta muito para a aprovação, afinal, não é incomum vermos pessoas que se dedicaram aos estudos e que na hora da prova são tomadas pelo pânico e acabam esquecendo conteúdos estudados ou não conseguindo realizar a prova como previsto.

Portanto, todas as etapas da preparação devem respeitar suas individualidades de modo que te motive a dar o seu melhor para conquistar sua vaga.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.