Dicas de Cursos Online para Concursos Públicos

Inscrições Abertas! Fundação VUNESP – Perfil da Banca para Concursos Públicos

Perfil da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

165

A VUNESP é uma das mais tradicionais bancas de concursos públicos estaduais e municipais do Estado de São Paulo. E tem organizado muitos concursos nacionais, tirando o sono dos que desejam uma vaga pública.

Se você deseja ser aprovado em um concurso organizado pela VUNESP, atente-se as dicas sobre o estilo dessa banca, para que você já inicie seus estudos com a vantagem de saber como direcionar os estudos para cada tópico exigido pelo edital!

 

Histórico da VUNESP

 

Criada em 1979 pela UNESP, a VUNESP é responsável pelos vestibulares da instituição, é uma entidade sem fins lucrativos e também atua na maioria dos processos seletivos do estado de São Paulo, e outros estados.

Costumeiramente encontramos a VUNESP organizando editais para: Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Detran, Prefeitura e Tribunais.

A  VUNESP é também uma das organizadoras da prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), ao lado da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e da Cesgranrio.

 

Como me preparar?

 

As provas objetivas aplicadas pela VUNESP são sempre de múltipla escolha, com cinco alternativas. Mas é comum que o enunciado solicite do candidato que marque a alternativa correta ou a incorreta entre as opções disponíveis. E isso funciona como uma pegadinha, exigindo mais atenção dos candidatos.

Mesmo sendo considerada uma prova mais simples que as demais bancas, todo o conteúdo previsto no edital costuma ser contemplado nas questões, exigindo mais dedicação dos candidatos.

Devido a esses dois elementos que exigem capacidade de memorização e de atenção, procure realizar o máximo de simulados com questões da VUNESP durante seu processo de aprendizado!

Assim, você estará mais acostumado a lidar com uma prova extensa e que exige concentração em toda a sua duração.

Nos seus estudos, procure fazer resumos para que possa revisar os conteúdos sempre que necessitar, mapas mentais também ajudam na revisão!

 

Exigências por matéria

 

  • Língua Portuguesa

A prova de português costuma ser a mais extensa em número de questões, são exigidos conhecimentos gerais de gramática: concordância verbal e nominal, sinônimos e antônimos e diferentes tipos de textos (narrativos, dissertativos, descritivos).

Também é hábito dessa banca inserir charges e quadrinhos na prova de língua portuguesa, afim de propor questionamentos sobre atualidades e interpretação de texto, que tem grande foco nessa prova.

 

  • Matemática e Raciocínio Lógico

Matemática não segue o grau de dificuldade das demais provas, é nesta prova que o grau de dificuldade da VUNESP se eleva, tendo como tópicos mais recorrentes: operações com números reais, razão e proporção, porcentagem, regra de três, MMC e MDC, geometria, aritmética, juros simples, sistema de equações, sistema de medidas, tabelas e gráficos.

Já a prova de raciocínio lógico é considerada mais fácil quando comparada com as demais bancas, e os tópicos mais comuns costumam ser: estrutura lógica, diagramas lógicos, sequências e lógica de argumentação.

 

  • Direito

A banca costuma cobrar a literalidade da legislação, doutrina e jurisprudência são pouco ou nada vistas nas provas da VUNESP. Isso facilita muito para os candidatos que têm facilidade de memorização!

Para direito administrativo, atente-se aos seguintes temas: licitações, contratos, atos administrativos e regime jurídico único.

Já em direito constitucional, os tópicos mais exigidos são: orçamentos, seguridade social, direitos e garantias individuais, direitos sociais e processos legislativos.

 

  • Informática

Com abordagem bastante usual e acessível, a prova de informática costuma ser bastante tranquila para os que têm intimidade com computadores. Os temas cobrados costumam ser: pacote Office, navegadores, sistemas operacionais e segurança na rede.

 

Qual o melhor curso preparatório?

 

Para alguns candidatos, ter o apoio de um curso preparatório é essencial, para que com essa ajuda o candidato consiga se organizar estrategicamente dentro das temáticas exigidas pelo edital.

Além disso, uma equipe de profissionais especialistas em provas de concurso é capaz de dar ao candidato algumas vantagens, como a concentração de tudo que precisa ser aprendido em um só lugar.

Assim, essa organização garante que o candidato tenha mais tempo para estudar e saiba exatamente o que estudar a cada dia, mesmo que possua pouco tempo disponível para se dedicar.

Atualmente os melhores cursos preparatórios para concursos são o Estratégia Concursos e o Gran Concursos. Ambos oferecem aos seus alunos materiais bastante completos, além de uma equipe extremamente qualificada de profissionais e material de alta qualidade.

Também é possível estudar em casa com apostilas e aulas gratuitas e obter bons resultados! Cada pessoa tem seus próprios métodos de estudo e suas questões financeiras também devem ser respeitadas.

O mais importante para passar em um concurso com uma boa posição é dedicar-se diariamente aos estudos e aprender tudo que está previsto no edital, para evitar surpresas.

 

Dicas Complementares Sobre a VUNESP

 

  • Leia o edital com atenção, esse é o primeiro passo para o sucesso;
  • Procure manter-se atualizado lendo revistas e jornais nacionais e internacionais;
  • Não deixe de resolver as provas anteriores para o cargo pretendido;
  • Responda ao máximo de questões possíveis elaboradas pela VUNESP;
  • Faça simulados em casa, para se preparar fisicamente para uma prova extensa;
  • Dependendo do edital a banca pode cobrar geografia, história e atualidades;
  • Preste muita atenção nos enunciados, para evitar pegadinhas;
  • Lembre-se que muitas vezes o enunciado solicita a alternativa incorreta;
  • Matemática é uma prova bastante complexa e cansativa, por isso, decida anteriormente qual o melhor momento para realiza-la sem sabotar as demais matérias;

 

Apesar de parecer muitas vezes um sonho distante, a aprovação é possível! Só depende da sua dedicação e de um plano de estudos bem feito para que em pouco tempo você consiga aprender da melhor forma todo o conteúdo que será cobrado no exame.

Sabendo de todos os detalhes que compõem o estilo de prova da VUNESP, esperamos que você utilize esse conhecimento a seu favor na hora de traçar seu plano de estudos.

Assim, você conseguirá otimizar seu tempo disponível, porque estará guiando seus estudos de acordo com o estilo da VUNESP. Dessa forma, conseguirá aprender exatamente o que precisa para obter a melhor pontuação e garantir sua vaga!

Caso ainda tenha restado alguma dúvida, nós podemos te ajudar! Deixe seu comentário, e nós teremos prazer em te responder e ajudar.

 

Ref: https://www.proximosconcursos.com/banca-examinadora-vunesp/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.