Dicas de Cursos Online para Concursos Públicos

Perfil da Banca Organizadora (IADES) – Como Passar?

Instituto Americano de Desenvolvimento

140

Conhecer o perfil de uma banca pode ser um diferencial e tanto para a aprovação do candidato, porque assim, consegue-se traçar um plano de estudos muito mais eficaz, focado nos temas previstos no edital e que realmente serão cobrados.

Afinal, toda banca organizadora possui um estilo próprio no que tange a forma como cobra os temas previstos, e conhecer esse estilo antes mesmo de começar a estudar os conteúdos programáticos te garante uma maior otimização dos seus estudos.

 

Histórico da IADES

 

Com mais de 10 anos de atuação como banca de concursos para ingresso em instituições públicas e privas, a IADES tem sede em Brasília e muita experiência em concursos federais.

Entre os concursos realizados pelo IADES estão: Polícia Civil do Distrito Federal, Polícia Militar do Distrito Federal, Eletrobrás e de universidades.

 

Como me preparar?

 

As provas realizadas por essa banca são consideradas difíceis, portanto, é preciso se dedicar com afinco aos estudos.

As questões costumam ser direcionadas ao cargo em disputa, as provas de múltipla escolha costumam apresentar 5 alternativas. Em algumas provas o IADES solicita dos candidatos que escrevam pequenos textos ou redações.

Nesses casos, os textos têm relação com temáticas atuais que podem ser correlacionadas com temas sobre o cargo em disputa.

As provas de direito costumam cobrar a literalidade da lei, sendo necessário que o candidato apresente a habilidade de memorização do conteúdo aprendido.

 

Para isso, quando estiver se preparando, procure fazer mapas mentais ou resumos dos assuntos vistos, assim, fica mais fácil revisar todas as questões importantes sobre a temática estudada e decorar o conteúdo de forma mais rápida.

Além disso, os resumos otimizam os estudos, porque sempre que você responder questões e errar algo, fica mais fácil estudar novamente o conteúdo a partir dos resumos escritos por você mesmo de modo que você entenderá melhor o conteúdo visto.

Responder o máximo de questões já elaboradas pela banca durante o seu período de preparação é essencial para que você tenha intimidade com a forma como a banca cobra um assunto. Assim, fica mais fácil estudar os conteúdos previstos de forma otimizada e sabendo exatamente como ele poderá surgir na sua prova.

 

Exigências por matéria

 

Saiba um pouco sobre os conteúdos que estão sempre em alta nas provas do IADES, e para saber como eles são cobrados em questões, o ideal é responder as provas anteriores para o cargo que você pretende!

 

  • Língua Portuguesa

Com enunciados longos que exigem bastante atenção do candidato, a prova de português traz questões de gramática normativa e linguística bastante complexas. Os textos usados na prova abordam temas atuais e que têm ligação com o cargo em disputa.

Os tópicos mais cobrados são: correção gramatical e reescrita de frases, valores semânticos das preposições. Acentuação, ortografia, períodos simples e composto, colocação pronominal.

 

  • Matemática e Raciocínio Lógico

Os tópicos que mais caem nas provas do IADES de matemática são: Operações, propriedades e aplicações, princípios de contagem, probabilidade, arranjos, permutações, combinações, geometria, compreensão de estruturas lógicas, lógica de argumentação e diagramas lógicos, conjuntos numéricos, operações com conjuntos, razão e proporção, equações e inequações, sistemas de medidas e volumes.

Quanto a prova de raciocínio lógico, ela costuma ser uma surpresa! O conteúdo pedido no edital sempre é bastante extenso, mas não é tudo que aparece nas questões.

Para essa prova, o ideal é estudar de forma equilibrada todos os tópicos e ter calma para responder as questões que surgirem.

 

  • Informática

As provas de informática do IADES possuem um nível de exigência inferior quando comparado ao restante das provas, e costumam cobrar: correio eletrônico, pacote Office, noções básicas de internet e sistemas operacionais.

Isso não significa dizer que você pode deixar essa matéria de lado e não estudar os conteúdos programáticos de informática!

 

  • Direito

As provas de direito costumam cobrar em 95% das questões a letra da lei, e outros 5% se referem à doutrina, especialmente na parte de direito administrativo, quase nada de jurisprudência é visto nas provas realizadas pelo IADES.

Essa forma de cobrar o conteúdo costuma beneficiar candidatos com facilidade de memorização.

Apesar de cobrar a letra da lei, para as provas de direito é bom conhecer os autores: Hely Lopes e Maria Sylvia Zanella Di Pietro em Direito Administrativo e Pontes de Miranda em Direito Constitucional. Eles são os autores usados pela banca quando o assunto é doutrina.

 

 Qual o melhor curso preparatório?

 

Muitas pessoas que estão se preparando para um concurso público estudam em casa, e é possível sim que elas consigam a aprovação sem o apoio de um curso preparatório, mas o caminho tende a ser mais complicado e demorado.

Porque quando não se tem o apoio de um preparatório, e utiliza-se materiais gratuitos, pode ocorrer do candidato não encontrar um material realmente voltado para a vaga que deseja, o que acaba dificultando o processo de aprendizagem para o concurso.

Ao se preparar com um curso preparatório, é preciso verificar se o curso oferece uma turma específica para o concurso que você deseja realizar! Assim, todo o material e as aulas serão voltadas para a aprovação de acordo com o perfil da banca, e o que será cobrado nesse edital.

Dois excelentes cursos preparatórios que estão a muitos anos no mercado e já contam com vasta lista de alunos aprovados em concursos nacionais são o Estratégia Concursos e Gran Concursos.

 

Devido a qualidade do material e dos profissionais que compõem esses dois preparatórios, eles são indicados para quem precisa de um apoio para os estudos e deseja ter acesso a dicas de profissionais especialistas em concursos.

Conhecendo os detalhes que compõem o estilo da banca IADES você poderá estudar de forma otimizada, aproveitando essas informações para montar sua planilha de estudos de acordo com as suas características, como: qual matéria possuo mais dificuldade? E se dedicar mais a esse conteúdo.

Assim, você terá maiores chances de atingir uma boa pontuação, porque poderá iniciar seus estudos antes mesmo que o edital seja lançado, dedicando-se por mais tempo em busca de um melhor resultado!

Esperamos ter ajudado, e caso ainda exista alguma dúvida sobre a banca, mantenha contato! Teremos prazer em responder seu comentário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.