Dicas de Cursos Online para Concursos Públicos

Matemática para Concurso Público

Como Estudar Matemática para passar em Concursos Públicos

388

 

Matemática é mesmo uma matéria delicada: muitas pessoas a amam enquanto outras a odeiam.
Mas quando desejamos concorrer a uma vaga em um concurso público, é preciso se preparar de forma completa para estar entre os primeiros selecionados.

E matemática é uma matéria extremamente importante, porque assim como a lógica, a matemática costuma ser uma das matérias mais cobradas em concursos públicos.

Uma das maiores dificuldades em se estudar matemática para concursos, é que muitas vezes quando se estudou o ensino fundamental e médio restaram algumas lacunas no processo de aprendizagem, conhecimentos e conceitos básicos que não foram aprendidos e que são essenciais para a compreensão de questões mais elaboradas.

Sendo, portanto, o conhecimento matemático acumulativo, muitas vezes se faz necessário voltar às questões mais básicas para atingir um bom resultado com os estudos para concurso. E algumas vezes é difícil perceber essa necessidade, enquanto tentamos resolver questões mais complexas sem sucesso, e com isso se perde tempo de estudo.

Se você sente dificuldades para estudar matemática para concurso público, algumas dicas podem te ajudar a detectar e solucionar o problema, antes que se aproxime demais do dia da prova. Te daremos também dicas de como estudar matemática sozinho! Confira:

 

Como estudar matemática para concursos?

 

1. Escolha um livro de acordo com suas necessidades

 

O melhor material para concurso é sempre o que atende de forma completa o edital em questão!

O material precisa contemplar todos os tópicos que serão cobrados na prova, para que você evite perder tempo tendo que consultar vários materiais diferentes, e até mesmo acabar esquecendo de estudar um assunto, porque ele não constava no livro que você estava usando.

Por isso, escolha um livro que atenda às suas necessidades: seja um material só com exercícios, um livro com conceitos matemáticos ou até mesmo um livro misto.

Dessa forma você conseguirá se preparar de maneira mais global, e terá mais chances de aprovação.

Muitas vezes nós não temos como investir, ou o valor para comprar materiais para concurso é pouco, se for o seu caso, você pode investir comprando livros em versões digitais, eles são mais baratos e oferecem a mesma qualidade que o impresso.

 

2. Videoaulas

 

Muitas vezes não compreendemos um conceito matemático apenas através da leitura de livros. Isso é normal! Portanto, uma boa estratégia é complementar os estudos assistindo aulas sobre o tema a ser estudado em plataformas de vídeos.

Quanto mais visões você tem sobre um conceito, mais fácil será encontrar a explicação sobre um conceito de forma que você consiga compreender o conceito e aplicar na resolução de questões.

Além disso, a videoaula pode ser revista quantas vezes você precisar, e essa repetição muitas vezes é crucial para se alcançar o entendimento.

 

3. Divida os conteúdos

 

Não adianta querer estudar tudo de uma vez! Divida os conteúdos de forma que dentro do seu horário de estudos você consiga aprender a matéria necessária e realizar exercícios para verificar se realmente conseguiu compreender tudo que precisava.

Além disso, é preciso entender que as ciências exatas muitas vezes são difíceis de compreender porque temos dificuldade em assuntos anteriores ao que estamos estudando.

Por isso, começar pelo básico e depois evoluir a dificuldade é a melhor forma de construir o conhecimento matemático para que você consiga sua aprovação.

 

4. Faça exercícios

 

Nas ciências exatas é essencial que todos os conceitos aprendidos sejam aplicados em questões, para que de fato você confira se está conseguindo solucionar as problemáticas.

Perceba que ao realizar os exercícios você poderá inclusive verificar se está realmente aprendendo, ou se está com alguma dificuldade, podendo assim revisar o conteúdo e refazer os exercícios corretamente.

 

5. Faça a última prova da vaga que pretende ocupar

 

Quando o assunto é concurso público, uma das melhores técnicas de estudo é realizar a prova anterior da mesma banca para o cargo desejado!

Assim, você poderá conhecer e adquirir intimidade com o estilo de prova da banca, e isso te dará uma noção melhor de como o conteúdo estudado será cobrado.

Além disso, realizando a última prova você poderá fazer uma checagem sobre os assuntos que estudou, avaliando se você realmente aprendeu tudo que acredita ter compreendido, e poderá detectar possíveis falhas para corrigir antes da prova oficial.

 

6. Memorize as fórmulas

 

Muitas questões necessitam de fórmulas matemáticas para a correta resolução, portanto, é essencial saber todas as fórmulas que possam cair na sua prova para que você não deixe de responder nenhuma questão por ter esquecido a fórmula necessária para obtenção da resposta correta.

Algumas pessoas preferem aprender como o inventor da fórmula chegou a ela, para que essa história se fixe na memória e você saiba reproduzir a fórmula sempre que necessário. Sendo esse processo um pouco mais complexo que a simples memorização, porém se mostra uma forma bastante útil de se lembrar da fórmula.

 

7. Não use calculadora nos seus estudos

 

Parece difícil, afinal, a calculadora acelera o processo de estudos, e facilita demais! Mas você poderá utilizar a calculadora na hora da prova?

Nos estudos você precisa treinar sua capacidade de resolver problemas matemáticos usando apenas papel, caneta e seus conhecimentos. Portanto, se durante todo o processo de estudos você usou calculadora poderá apresentar dificuldades com relação ao tempo para resolver as questões na hora da prova.

 

A importância da matemática nos concursos

 

Independentemente do nível do concurso em questão, seja médio ou superior, a maioria dos concursos solicita dos candidatos questões que envolvam matemática e questões de lógica.

Ou seja, utilizar as técnicas corretas para eliminar suas dificuldades com essas questões e conseguir o máximo de acertos possíveis pode ser o diferencial necessário para alcançar a sua aprovação.

Além disso, alguns editais conferem mais peso às questões que envolvem matemática e raciocínio lógico, favorecendo a aprovação de quem consegue atingir melhores resultados nessas áreas.

Dessa forma é extremamente importante que você saiba não só o conteúdo que vai cair na prova, mas também a forma como a prova será corrigida, para que você possa traçar estratégias para alcançar a máxima pontuação. Aplique nossas sugestões durante seus estudos e dedique-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.