Dicas de Cursos Online para Concursos Públicos

Perfil da Fundação Cesgranrio (CESGRANRIO)

Características da Banca Cesgranrio

43

Conhecer as características de uma banca é essencial para que você possa otimizar seus estudos, montando uma planilha personalizada para as suas necessidades e de acordo com os temas que mais aparecem nas provas.

Assim, você estará aumentando suas chances de obter melhores resultados com menos tempo de estudos, afinal, quando se está estudando para concurso público o volume de materiais é muito grande e o tempo de preparo tende a ficar curto.

Histórico da CESGRANRIO

A CESGRANRIO é uma das principais bancas quando se fala em concursos de estatais, como BNDES, IBGE, Banco do Brasil, Banco Central, Petrobrás e outros órgãos.

Essa banca atua a mais de 40 anos na elaboração de concursos públicos no país e é muito respeitada, seu estilo de prova é comumente comparado as provas da FCC, sendo a CESGRANRIO um pouco menos complexa na elaboração das questões.

Como me preparar?

A CESGRANRIO costuma cobrar 100% do edital, e aplicar provas de múltipla escolha com 5 alternativas, e uma prova dissertativa. As questões costumam ser mais diretas, o que tende a tornar a prova menos cansativa.

No entanto, é essencial estudar os conteúdos previstos no edital tendo a certeza de que essa banca gosta de avaliar a capacidade de raciocínio logico do candidato em todas as matérias.

Por essa característica, é essencial estudar tentando correlacionar os conteúdos, associando os novos conhecimentos porque justamente essas associações podem aparecer em questões.

A CESGRANRIO tem o hábito de repetir questões, portanto, responder provas anteriores dessa banca é essencial não só para compreender como ela cobra os conteúdos como para aumentar suas chances de acerto por já conhecer a questão.

Além disso, é preciso estar atento as pegadinhas aplicadas pela banca, que seguem um padrão, que se você conhecer as provas anteriores já saberá identificar: a CESGRANRIO troca termos, coloca expressões parecidas com as verdadeiras para fazer com que o candidato se equivoque e responda incorretamente.

Por exemplo: substituir “dependente” por “independente” para que um candidato que esteja realizando uma leitura mais rápida e desatenta acabe errado devido a uma única palavra errada inserida em um contexto correto.

Exigências por matéria

  • Direito

É importante saber que a CESGRANRIO costuma explorar bem a letra da lei, um pouco de conhecimentos sobre doutrina, sendo que de maneira não muito aprofundada.

Para cargos mais específicos essa banca tende a cobrar conhecimento de jurisprudência, sendo essencial compreender o entendimento majoritário dos tribunais.

Ler os informativos do Superior Tribunal de Justiça e do Superior Tribunal Federal com atenção, pode te garantir alguns acertos extras.

  • Atualidades

Estar atualizado com relação a situações do cotidiano é bastante importante para garantir o acerto de algumas questões aplicadas pela CESGRANRIO, a banca costuma cobrar esse tipo de questão na prova dissertativa.

Além disso, a CESGRANRIO costuma colocar matérias extraídas de jornais no meio de questões de outras provas, sem ser redação ou atualidades propriamente dito, cobrando do candidato a habilidade de correlacionar as temáticas.

  • Língua Portuguesa

Nessa prova, os candidatos que possuem a habilidade de interpretar imagens e gráficos costumam aumentar suas chances de aprovação, diferenciando-se dos concorrentes em números de acertos.

Ela é uma das provas onde atualidades costumam ser cobradas através dos textos usados na elaboração na questão.

Devido ao estilo de questões, estudar os conceitos básicos referentes a cada matéria é essencial para que o candidato consiga se sair bem na prova da CESGRANRIO.

Correção das Provas

Em muitas provas aplicadas pela CESGRANRIO, é preciso ter atenção com relação ao peso das questões! Essa banca costuma aplicar provas onde cerca de 60% do conteúdo é referente aos conteúdos específicos relativos a vaga que você pretende preencher.

Além da composição da prova, os acertos de questões específicas costumam valer mais pontos que as demais provas.

Por isso, é essencial que você faça a leitura do edital com bastante atenção, verificando como será a correção da prova. Essa informação pode ser decisiva na hora de chutar uma resposta que você não tem certeza durante o concurso.

Caso a prova seja corrigida privilegiando as questões específicas, é importante usar essa informação a seu favor no período de estudos, privilegiando o estudo das matérias especificas par aumentar suas chances de aprovação.

Como Otimizar os Estudos em Casa?

De modo geral, a melhor técnica para se preparar e conquistar intimidade com os conteúdos abordados é conhecer a banca resolvendo suas questões de provas anteriores, assim, o candidato aprende que tipo de palavras, questões e pegadinhas podem surgir em sua prova.

Isso garante um treinamento mais completo, porque te prepara inclusive psicologicamente, ao saber o que esperar da prova, otimizando seus estudos.

Por isso, resolva o máximo de questões possíveis de autoria da CESGRANRIO, além de fazer simulados em casa, com a prova anterior para o cargo pretendido e no tempo previsto para a sua prova real.

Dessa forma você irá se acostumar com o cansaço gerado por uma prova longa, e estará melhor adaptado para o dia do concurso.

Qual o melhor curso preparatório?

Se você está procurando ajuda para estudar de forma eficiente e com dicas profissionais para te auxiliar a passar em um concurso elaborado pela CESGRANRIO, a dica é procurar um curso preparatório que seja específico para a vaga que você deseja ocupar.

Assim, todo o material disponibilizado será voltado para atender as suas necessidades, e isso irá otimizar seu tempo de estudos.

Entre os cursos preparatórios para concursos no Brasil, os que mais se destacam pela qualidade da equipe de profissionais e material disponibilizado são o Estratégia Concursos e o Gran Concursos.

Ambos conquistaram destaque a nível nacional pela quantidade de alunos que conquistaram a aprovação após passarem por seus cursos preparatórios, o que mostra que vale a pena o investimento, caso a plataforma disponibilize um curso específico para a vaga que você deseja!

 

Esperamos ter respondido todas as suas dúvidas com relação a banca CESGRANRIO, de modo que você possa otimizar seus estudos a partir dessas informações, e alcance seu sonho de ser aprovado na vaga desejada!

Caso ainda tenha alguma duvida com relação a CESGRANRIO deixe seu comentário! Nós teremos prazer em te ajudar.

Outras fontes: https://concursoaprovado.com/cesgranrio-concursos-7-segredos-banca/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.