Dicas de Cursos Online para Concursos Públicos

Programa Jovem aprendiz: Veja como iniciar a vida profissional

511

O programa Jovem aprendiz colabora para a renovação da mão-de-obra do Brasil, pois dá perspectiva de carreira para os trabalhadores iniciantes. Por meio deste programa, cerca de meio milhão de jovens conseguem acesso à primeira experiência de trabalho todos os anos. Para isso, basta estar dentro dos critérios exigidos pelo programa e se inscrever nele.

Ficou interessado? Deseja conquistar o seu primeiro emprego para entrar de vez no mercado de trabalho? Então você veio ao lugar certo, aqui neste artigo você vai saber como fazer para desfrutar de todas as facilidades que o programa jovem aprendiz pode te propiciar. Confira:

Pré-requisitos para participar do programa Jovem Aprendiz

A lei que regulamenta o projeto Jovem Aprendiz possui algumas exigências para quem pretende participar. Coisas como idade mínima e máxima, além da obrigatoriedade de ter os estudos regularizados estão entre elas. Confira as principais regras abaixo:

  • A idade para participar do programa Jovem Aprendiz é de 14 a 24 anos, exceto para pessoas com deficiência, onde não há um limite definido;
  • O jovem interessado em participar do programa deve ter concluído ou estar matriculado em uma instituição do ensino fundamental ou médio;
  • Estar disponível para trabalhar entre seis e oito horas por dia;
  • Nunca ter trabalhado com carteira assinada.

É importante ressaltar, que essas regras são básicas para todas as vagas de emprego, mas também há empresas que fazem as suas próprias exigências. Por exemplo, existem instituições que exigem que seus aprendizes comprovem ser de baixa renda, estudem em escolas públicas, entre outros.

Etapas do programa Jovem Aprendiz

Ao ingressar no programa, o jovem passa por duas etapas de formação dentro da empresa, conforme descrito abaixo.

1º Etapa: Curso de Qualificação Técnica

Nessa etapa o jovem é inscrito pela empresa que o selecionou em um curso de capacitação técnica, que geralmente esta é feita através de cursos ofertados pelo SESC, SENAC, entre outras instituições que tenham sido escolhidas pela empresa e estejam cadastradas no governo federal.

2º Etapa: Conhecimento Prático

Após adquirir o conhecimento técnico, o jovem é inserido na rotina da empresa e desempenha as atividades destinadas ao cargo de jovem aprendiz, podendo assim adquirir a tão desejada experiência profissional e a vivência da rotina vivida no mercado de trabalho

Como realizar a inscrição no programa Jovem Aprendiz?

Diversas empresas realizam o processo seletivo Jovem Aprendiz uma vez ao ano, e as regras para inscrição são realizadas de acordo com a legislação, no entanto, é necessário se inscrever no site da empresa de seu interesse, ou, através de plataformas especializadas na divulgação de vagas de emprego na área (CIEE, CAMP SBC, SODIPROM).

Dentre as instituições que oferecem vagas de Jovem Aprendiz, podemos destacar grandes empresas, como: Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, Caixa, Correios, Sabesp, INSS, entre outras.

 

E ai caro leitor, já conhecia o programa jovem aprendiz?  Aproveite o espaço para comentários abaixo e compartilhe conosco a sua experiência, quem sabe assim você não auxilia o nosso blog a ajudar outras pessoas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.